Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da dose, efeito sedativo e impacto cardiorrespiratório da dexmedetomidina em corujinha-do-mato (Megascops choliba)

Processo: 23/10386-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Silvia Renata Gaido Cortopassi
Beneficiário:Bruno Roncoroni Laurito
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dexmedetomidina   Sedação   Anestesiologia veterinária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corujinha-do-mato | Dexmedetomidina | sedação | Anestesiologia Veterinária

Resumo

A corujinha-do-mato (Megascops choliba), pertencente à família Strigidae e é uma ave de rapina de pequeno porte que é caracterizada pela presença de dois tufos de pena no topo da cabeça e sua íris de coloração amarela. Espécie comum em todo o Brasil que habita áreas de cerrado, matas de galeria, áreas abertas e bordas de matas, parques e áreas residenciais com boa arborização. Possui grande importância ecológica pois se alimentam principalmente de insetos, como mariposas, gafanhotos e esperanças, contribuindo para um ambiente equilibrado. Uma problemática presente na vida desses animais, são as colisões com muros ou vidraças que são oriundas das interações antrópicas, causa frequente de recebimento nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Brasil. Devido a essas condições, a necessidade de sedação e anestesia são vitais para melhor avaliação do animal e maior segurança de procedimentos anestésico-cirúrgicos. Dessa forma, o presente estudo visa avaliar o uso de dexmedetomidina em três doses diferentes administradas por via intramuscular: Grupo D20 - receberá 20 µg/kg de dexmedetomidina, Grupo D50 - receberá 50 µg/kg de dexmedetomidina e grupo D80 - receberá 80 µg/kg de dexmedetomidina, delineando o estudo em crossover, com 15 dias de intervalo. Serão avaliados os efeitos cardiorrespiratórios, períodos de latência e hábil, grau de sedação e qualidade de recuperação em 10 indivíduos adultos da espécie M. choliba oriundos da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo no Centro de Manejo de Conservação de Animais Silvestres (CeMaCas) que estão em processo de reabilitação para reintrodução na natureza.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)