Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e simulação dos sistemas DBR e S-DBR para ensino e aprendizagem

Processo: 23/05412-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Fernando Bernardi de Souza
Beneficiário:João Kennedy Rodrigues Leitão Filho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Simulação   Teoria das restrições
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino | Jogos Empresariais | Simulação | Tambor Pulmão Corda | Teoria Das Restrições | Planejamento e Controle da Produção

Resumo

A Teoria das Restrições (TOC) e suas técnicas de planejamento e controle da produção, como os sistemas Drum-Buffer-Rope (DBR), Simplified Drum-Buffer-Rope (S-DBR) e Buffer Management, estão fundamentadas em diversos conceitos, alguns relativamente complexos e de difícil entendimento, principalmente para estudantes e gestores com pouco ou nenhum contato com o assunto. Ajudar na compreensão das diversas variações de restrições, como interna, externa ou interativa, e seus impactos no desempenho de ambientes fabris, é um constante desafio para os educadores no assunto. Uma forma lúdica e dinâmica de explicá-las é por meio de jogos, como o Dice Game, inicialmente apresentado no livro A Meta, de Eliyahu Goldratt. O uso de jogos empresariais como ferramenta pedagógica encontra respaldo na literatura de metodologias ativas, que tornam o aluno um elemento central no processo de ensino-aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo utilizar as ideias subjacentes ao Dice Game para criar e simular modelos desenvolvidos no software Anylogic de forma a apoiar, por meio de práticas de jogos, o ensino dos sistemas DBR, S-DBR e BM em ambientes de restrições internas, externas ou interativas. Como resultado complementar, pretende-se também elaborar apostilas que sirvam de guia de uso dos modelos em sala de aula, tanto para estudantes quanto para educadores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)