Busca avançada
Ano de início
Entree

Fosfitos em combinações com p-cimeno em complexos de rutênio para catálise de polimerizações de olefinas cíclica via metátese.

Processo: 23/09286-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Benedito dos Santos Lima Neto
Beneficiário:Gabriel Pasian Ferreira Santos
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Catálise homogênea   Compostos de rutênio   Reatividade química   Química inorgânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:catálise homogênea | complexos de rutênio | fosfito | ligantes ancilares | metátese de olefinas | p-cimeno | Reatividade química | Química Inorgânica

Resumo

Esse projeto faz parte da linha de pesquisa de nosso Grupo cuja finalidade é o desenvolvimento de complexos de rutênio para atuarem como catalisadores em reações de polimerizações via metátese por abertura de anel de olefinas cíclicas (ROMP). O presente estudo tem como objetivo investigar o comportamento eletrônico dos fosfitos P(OR)3, onde R = fenil (Ph), etil (Et), n-butil (nBu) e i-Propil (iPr) como ligantes ancilares na esfera de coordenação de complexos de rutênio(II), obtidos a partir do dímero [RuCl2(p-cimeno)]2. Os complexos serão sintetizados e caracterizados por análise elementar (CHN), infravermelho, espectrometria de massas, espectrofotometria UV-Vis, RMN (1H; 13C; 31P) e voltametria cíclica. Serão realizadas reações de ROMP de norborneno (NBE) e norbornadieno (NBD) e copolimerizações entre NBE e NBD, na presença de etildiazoacetato (EDA), em função do tempo (5 - 60 minutos) e temperatura (20 - 60 °C). Serão discutidos rendimentos de reações e características dos polímeros isolados quanto às massas moleculares e estereoquímica, correlacionando as reatividades dos complexos com complexos similares com fosfinas. As propriedades individuais em cada complexo permitirão confrontos nos resultados das caracterizações e das reatividades, propiciando que sejam vivenciadas diretamente as argumentações eletrônicas e estéreas em cada caso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)