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As alteridades no pensamento de Simone de Beauvoir: um projeto filosófico materialista

Processo: 23/00481-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Yara Adario Frateschi
Beneficiário:Bruna Mello Gomes Bernardes
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/04797-5 - A alteridade das mulheres e os outros Outros em O Segundo Sexo (1949), BE.EP.DR
Assunto(s):Filosofia política   Materialismo   Sexo   Idade   Grupos étnicos   Classe social   Alteridade   Capitalismo   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:classe | Idade | Materialismo | raça | Sexo | Filosofia Política

Resumo

O objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender o projeto filosófico de Simone de Beauvoir a partir do reconhecimento das alteridades no percurso intelectual da autora. Parte considerável da leitura crítica sobre a vida e a obra de Beauvoir tende a reconhecer apenas suas contribuições teóricas no campo feminista. Pouco se observa, contudo, a dimensão que o reconhecimento de outras alteridades ocupa na constituição do pensamento de Beauvoir. Tal posicionamento acaba por dar mais relevância a 'O Segundo Sexo, sua obra teórica mais conhecida e estudada, desconsiderando a intensa trajetória intelectual e política de Beauvoir, que persistiu até os últimos momentos de sua vida, em 1986. Desse modo, proponho analisar o projeto filosófico de Simone de Beauvoir a partir do reconhecimento das alteridades de sexo, raça, classe e idade. A hipótese que levanto é a de que o pensamento da autora pode ser melhor compreendido levando-se em conta seu caráter materialista dialético, uma vez que Beauvoir compreende as alteridades não como entidades separadas, que não dependem umas das outras, mas de modo relacional e situado, tendo como pano de fundo a crítica à situação das alteridades no capitalismo. Para tal, percorrerei os seguintes escritos: A America dia-a-dia (1947), O Segundo Sexo (1949), A Longa Marcha (1957), A Situação das Mulheres de Hoje (1966) e A Velhice (1970). (AU)

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