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Comunicação e repertório de ação de movimentos sociais e contramovimentos feministas na sociedade em midiatização

Processo: 22/15804-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 26 de novembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Caroline Kraus Luvizotto
Beneficiário:Carla Negrim Fernandes de Paiva
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/04850-3 - Contramovimentos feminstas nos Estados Unidos:estratégias de mobilização e influência em processos democráticos., BE.EP.DR
Assunto(s):Cidadania   Midiatização   Movimentos sociais   Feminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contramovimento | Estratégia de Mobilização | midiatização | Movimento feminista | Comunicação e Cidadania

Resumo

Frente ao contexto em que a midiatização integra a estrutura social de forma a trazer consequências para campos de atuação específicos de atores sociais e a constante relação de influência entre esses e as instâncias midiáticas, que pode vir a determinar o sucesso das ações de reivindicação, a presente pesquisa tem por objetivo compreender de que forma os processos de midiatização alteram a visibilidade e mobilização estrategicamente almejados por movimentos sociais e contramovimentos na sociedade contemporânea. Especificamente, pretende-se: identificar e descrever o repertório de ação dos movimentos feministas e dos contramovimentos para disseminar suas pautas e mobilizar a opinião pública; analisar as trocas comunicacionais e a interação entre movimentos feministas e contramovimentos em torno da oposição entre suas pautas; refletir sobre as possibilidades e contradições das trocas comunicacionais impostas pelas lógicas de midiatização na atuação dos movimentos sociais e contramovimentos feministas. O processo de midiatização cria a possibilidade de circulação e visibilidade de conteúdos com o intuito de mobilizar e, da mesma forma, municia outros sujeitos sociais a agirem posicionando-se contra o movimento feminista. Diante desse cenário, pretende-se defender a tese de que as lógicas de midiatização se manifestam no repertório de ação dos movimentos sociais e contramovimentos e, dessa forma, contribui para a mobilização ou desmobilização em torno das pautas propostas por esses atores sociais. (AU)

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