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Construindo escolas e currículos mais inclusivos: análise dos projetos político pedagógicos de escolas do município de Bauru/São Paulo

Processo: 23/02525-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Eduardo Pimentel da Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade   Educação especial   Gestão democrática   Inclusão escolar   Qualidade do ensino   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colaboração | Diversidade | Educação Especial | Gestão Democrática | inclusão escolar | qualidade de ensino | Educação Inclusiva

Resumo

Esta pesquisa está vinculada ao projeto "Colaboração Universidade-Escola Pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas" - aprovado pela FAPESP (2019/05068-9). Objetivo geral: analisar o impacto do referido projeto nas quatro escolas públicas participantes, que receberam consultoria direta da equipe de pesquisa do projeto, na construção de projetos político pedagógicos mais inclusivos. Objetivo específico 1: identificar e comparar as mudanças (antes e após) geradas pela consultoria na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas nos projetos político pedagógicos das quatro escolas participantes e o impacto destas em cada contexto. Objetivo especifico 2: identificar e comparar as mudanças nos projetos político pedagógicos quanto a construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas nas demais 71 escolas do município, não participantes da consultoria, mas que receberam formações indiretas ao longo do período do projeto e se comprometeram em assimilar tais questões em seus projetos político pedagógicos. Metodologia: análise dos projetos político pedagógicos das quatro escolas, antes e após a consultoria, e entrevista com seus diretores (as) para verificar se foram incorporados e de que forma as dimensões relacionadas a políticas, culturas e práticas inclusivas na construção de um projeto político pedagógico mais inclusivo. Para as 71 escolas, analisar-se a o projeto político pedagógico antes e após as formações indiretas e a mesma entrevista, com o mesmo objetivo, será realizada com diretores (as) de quatro escolas, selecionadas por sorteio. A análise dos dados dar-se a por meio de análise documental, qualitativa temática e descritiva.

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