Busca avançada
Ano de início
Entree

Formações genéricas no filme de crime latino-americano contemporâneo: perspectivas e métodos transnacionais

Processo: 23/14805-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Pedro Maciel Guimarães Junior
Beneficiário:Luiz Felipe Rocha Baute
Supervisor: Iain Robert Smith
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: King's College London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/05701-3 - Formações genéricas no filme de crime Latino-Americano contemporâneo, BP.DR
Assunto(s):Estudos culturais   Multimeios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Latino-Americano | Cinema transnacional | Estudos Culturais | Gêneros cinematográficos | Materialismo Cultural | Perspectiva dos sistemas-mundo | Multimeios

Resumo

Este projeto apresenta as contribuições previstas do estágio de pesquisa na King's College London para a pesquisa de doutorado que realizo no país (FAPESP 21/05701-3). A pesquisa propõe um estudo acerca da produção, distribuição e recepção de obras relacionadas ao filme de crime na Argentina, no Brasil e no México, desde 2000 aos dias de hoje, sob a perspectiva dos sistemas-mundo, que divide a produção global em centro, semiperiferia e periferia. Em específico, utilizarei desta perspectiva analítica, formulada por Imannuel Wallerstein e aplicada às artes por Franco Moretti, para identificar as relações da periferia latino-americana com o centro hollywoodiano. Argumento que os processos genéricos podem ser melhor entendidos a partir de um estudo amplo, considerando-os como formações culturais em constante transformação. Desse modo, neste estágio de pesquisa, investigarei obras argentinas, brasileiras e mexicanas, especialmente adaptações e coproduções, e examinarei os resultados obtidos relacionando-os, sobretudo, aos dados dos sistemas genéricos locais e regionais. Para isso, utilizarei de teorias e metodologias dos estudos de cinemas transnacionais, sobretudo os desenvolvidos por Fredric Jameson (1992), Lucia Nagib (2011), e Iain Robert Smith (2017). O intercâmbio tem como objetivo aprofundar o entendimento da circulação do cinema e audiovisual no contemporâneo, complexificado por novas formas de distribuição, bem como contribuir para a divulgação de pesquisas sobre o cinema e audiovisual latino-americano no exterior.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)