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Autoestima e inclusão de estudantes negros: agremiações esportivas universitárias e qualidade de vida acadêmica.

Processo: 23/12340-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Alessandro de Oliveira dos Santos
Beneficiário:Thammy Soares de Souza Cunha
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15573-0 - Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior: o caso da Universidade de São Paulo, AP.JP2
Assunto(s):Esportes   Exercício físico   Relações étnico-raciais   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esportes | exercício físico | Qualidade de vida Acadêmica | Relações étnico-raciais | Saúde Mental | Intercultura e Raça-Etnia

Resumo

O ambiente acadêmico, embora destinado ao desenvolvimento intelectual e profissional, pode produzir efeitos negativo à saúde mental dos estudantes. Este cenário se torna ainda mais preocupante quando observado o Bem-Estar Subjetivo (BES) de estudantes negros em universidades, que se apresenta significativamente menor em comparação com estudantes não negros. Considerando que atividades físicas e esportivas são apontadas como fatores que melhoram a qualidade de vida, este projeto tem como objetivo investigar o bem-estar e a qualidade de vida acadêmica de estudantes universitários negros da Universidade de São Paulo (USP) que participam de agremiações esportivas. Este estudo busca complementar o projeto mais amplo "Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior", focando nos benefícios que as atividades físicas podem trazer para a qualidade de vida desses estudantes. Serão empregados métodos qualitativos através de entrevistas semiestruturadas com estudantes negros envolvidos em agremiações esportivas da USP. O plano de trabalho inclui: participação em reuniões de projeto e orientação, levantamento bibliográfico, elaboração de resenhas e análise de dados. O projeto tem duração prevista de 24 meses e exigirá uma dedicação de 40 horas semanais por parte da bolsista. Ao final do período de pesquisa, espera-se que a bolsista tenha contribuído com dados relevantes para o projeto maior, e que suas atividades ajudem a elucidar como a participação em atividades físicas e esportivas pode influenciar positivamente o bem-estar e a qualidade de vida acadêmica de estudantes negros. Além disso, espera-se que a bolsista amplie sua formação no campo das relações étnico-raciais e adquira habilidades específicas para o trabalho de pesquisa. Deste modo, o projeto busca não apenas contribuir com dados científicos sobre a intersecção entre atividades físicas, bem-estar e relações étnico-raciais no ambiente acadêmico, mas também formar pesquisadores sensibilizados e capacitados para atuar nesta linha de investigação.

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