Busca avançada
Ano de início
Entree

A presença da Geometria nos livros didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio: um olhar para a Geometria Analítica

Processo: 23/12532-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rúbia Barcelos Amaral
Beneficiário:Naiara Camargo Gobesso
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geometria   Geometria analítica   Livro didático   Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geometria | Geometria Analítica | livro didático | Pnld | Educação Matemática

Resumo

O presente projeto traz como proposta uma integração a uma pesquisa em andamento que envolve uma parceria entre pesquisadores de diferentes estados brasileiros ("Geometria e tecnologias nos livros didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio"), e tem como objetivo compreender a presença de Geometria nos livros didáticos (LD) do Novo Ensino Médio (NEM) a partir do foco no conteúdo de Geometria Analítica. Entender como os conceitos geométricos são apresentados/construídos nos livros, a natureza das atividades, e as relações feitas com outras áreas e com o cotidiano são temas centrais desta proposta, cuja pergunta diretriz é: "Como a Geometria Analítica está presente nos livros didáticos do NEM?". Para tanto, será feita uma análise qualitativa do ponto de vista do conteúdo (geométrico) e do material (livro didático), como também uma discussão teoricamente fundamentada sobre a formação do professor, de modo a vislumbrar a reflexão sobre as diferentes abordagens presentes nos LD, dando suporte a uma escolha consciente do livro a ser adotado em suas aulas. Ademais, espera-se que uma contribuição, ainda que indireta, seja dada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), uma vez que as discussões resultantes da pesquisa podem fomentar o aperfeiçoamento desse material, de modo que as questões discutidas podem dar suporte tanto para os autores de livros didáticos, como para os avaliadores do PNLD.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)