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Consumo de combustível e emissão de co2 em dois sistemas de preparo do solo com pneus diagonais e radiais

Processo: 23/12654-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Rouverson Pereira da Silva
Beneficiário:Rafael Cavichioli Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/10639-5 - Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima, AP.CEPID
Assunto(s):Gases do efeito estufa   Respiração do solo   Conservação da biodiversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho energético | Gases do efeito estufa | preparo reduzido | Respiração do solo | Conservação da biodiversidade

Resumo

O solo armazena quantidades expressivas de carbono em suas estruturas, portanto é necessário compreender os fatores que podem gerar perdas desse elemento essencial para os seres vivos. A mecanização agrícola é um dos principais fatores que afetam a emissão de carbono do solo, por meio dos manejos de preparo do solo, que podem ser: Preparo convencional (PC), Preparo reduzido (PR), e o Plantio direto (PD). Esses manejos influenciam em uma maior ou menor preservação do solo dependendo do tipo realizado. Objetiva-se neste projeto avaliar o consumo de combustível de um trator agrícola equipado com pneus radiais e diagonais no preparo do solo convencional e reduzido, e verificar a emissão de C02 do solo referente a cada manejo. A área experimental será constituída de duas parcelas, cada uma recebendo um dos preparos do solo: preparo convencional e preparo reduzido. Serão avaliados no momento de realização dos preparos, o consumo horário e operacional de combustível, a patinagem dos rodados dianteiros e traseiros e o avanço cinemático do trator. A FCO2, temperatura e a umidade do solo serão avaliadas durante o período total de 20 dias. Espera-se que os resultados possam permitir avaliar a potencial redução da emissão do CO2 do solo devido à utilização do preparo reduzido e de redução do consumo de combustível com a utilização de pneus radiais.

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