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Pluri-epistemicidade, etnodiversidade e culturas silenciadas num projeto de recriação curricular na universidade

Processo: 23/16357-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências   Estudos interdisciplinares   Ensino de física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de ciencias | Interdisciplinaridade | natureza da ciência | Ensino de Física

Resumo

Este subprojeto para estágio de pós-doutoramento integra o Projeto Temático "Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica". A pesquisa proposta trabalha a partir de um paradigma pluriepistêmico, de trânsitos interdisciplinares, que contempla formas de conhecimento cuja racionalidade tem sido historicamente negada em nome da ciência. A investigação compreende a educação como exercício policêntrico, intercultural, etnodiversificado, interseccional, e trabalha com construções teóricas do campo dos Estudos Culturais, dialogando com debates do Sul Global, no âmbito da colonialidade. (AU)

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