Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do impacto de um incêndio de grandes proporções em um reservatório de água doce tropical (Represa do Lobo, Itirapina)

Processo: 23/13395-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento
Beneficiário:Daniel Guido Giongo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Águas continentais   Fogo   Limnologia   Nutrientes   Plâncton
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:águas continentais | fogo | limnologia | nutrientes | plâncton | Limnologia

Resumo

Incêndios estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos devido às mudanças climáticas. Os efeitos de incêndios nos ecossistemas terrestres e na atmosfera são bastante evidentes, com a emissão de gases e cinzas e uma maior exposição do solo a intempéries. No entanto, os efeitos sobre ambientes aquáticos são ainda pouco conhecidos. O objetivo desta pesquisa é avaliar as alterações nos parâmetros limnológicos e na dinâmica das comunidades planctônicas de um reservatório de água doce tropical (Represa do Lobo, Itirapina), após um incêndio de grandes proporções, ocorrido em setembro de 2021. Os dados coletados no dia seguinte ao incêndio e nas quatro semanas subsequentes, serão comparados com uma série temporal de 42 amostras mensais antes do incêndio, e 22 amostras mensais posteriores ao fogo. A hipótese é que as cinzas e resíduos derivados do fogo provocaram alterações no ambiente aquático, modificando os parâmetros limnológicos, aumentando a disponibilidade de nutrientes e alterando a estrutura e funcionamento das comunidades planctônicas. Espera-se que os resultados desta investigação possam contribuir para expandir o conhecimento sobre os efeitos dos incêndios em áreas circundantes a ambientes aquáticos, fenômeno crescente tendo em perspectiva um futuro de mudanças climáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)