Busca avançada
Ano de início
Entree

Personagens NánDàn sob a ótica de "Adeus, minha concubina" e "M. Butterfly"

Processo: 23/15125-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cecilia Antakly de Mello
Beneficiário:Valentina Curi Hage
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/00514-1 - Personagens NánDàn na Ópera de Pequim, BE.EP.IC
Assunto(s):Ópera de pequim
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Chinês | intermidialidade | NánDàn | ópera de Pequim | Artes-cinema

Resumo

A pesquisa proposta tem como objetivo a análise das obras Adeus, minha concubina (Bawang Bie Ji, Chen Kaige, 1993), de origem oriental, e M. Butterfly (David Cronenberg, 1993), com ênfase nas personagens NánDàn da Ópera de Pequim. Esses filmes, ambos de 1993, assemelham-se por retratar, em meio a uma China em profundas transformações, os dramas pessoais de personagens masculinos que representam personagens femininos em espetáculos da Ópera de Pequim (chamados de NánDàn, em sistema pinyin). A partir de uma análise comparativa que avalia a estrutura narrativa, o desenvolvimento das personagens e a relação intermidiática dos filmes com a ópera chinesa, com ênfase na atuação e na performance NánDàn, este estudo procura lançar luz sobre as abordagens distintas utilizadas pelos realizadores na exploração das personagens NánDàn, bem como suas relações com a sociedade e a política chinesas do século XX. Pretende assim oferecer uma compreensão abrangente das implicações artísticas e socioculturais dos dois filmes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)