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A origem e o desenvolvimento da Educação como direito constitucional

Processo: 24/00034-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Lucas Nascimento Ferraz Costa
Beneficiário:Lucas Marcondes Cesar Tadiello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/13511-0 - Social-constitucionalismo em perspectiva comparada: em quais condições direitos sociais são constitucionalizados?, AP.JP
Assunto(s):Direitos humanos   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Constitucionalismo | Direitos Humanos | direitos sociais e econômicos | Educação | Constitucionalismo

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar a constitucionalização do direito à Educação buscando compreender a razão pela qual este foi um dos primeiros direitos sociais a ser reconhecido como direito fundamental. Sustentamos que a garantia da Educação se relaciona aos fundamentos ideológicos que legitimam o liberalismo e os direitos clássicos a ele relacionados (políticos e civis). Este projeto se vincula ao projeto Jovem Pesquisador (JP) e adotará as ferramentas e metodologias por ele desenvolvidas, incluindo o banco de dados produzido pelo CSSM, para o qual são esperadas contribuições em função dos achados desta pesquisa. Trata-se de uma proposta compatível com alunos que iniciam sua trajetória enquanto pesquisadores, pois introduz práticas fundamentais às pesquisas científicas, como a construção adequada de desenhos de pesquisa e a fundamentação conceitual e teórica como condição para a produção de estudos empíricos.

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