Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestos pedagógicos inscritos nas práticas de dança: um estudo sobre a série Figuras da Dança

Processo: 23/15039-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Mônica Evelyn dos Santos
Supervisor: Catarina Sofia Silva Martins
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:22/01618-7 - Gestos pedagógicos inscritos nas práticas de dança: um estudo sobre a série Figuras da Dança, BP.MS
Assunto(s):Corpo   Dança   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo | dança | Educação | Filosofia da Educação

Resumo

O presente projeto visa realizar uma ampliação empírica da investigação intitulada Gestosdocentes inscritos nas práticas de dança: um estudo sobre a série Figuras da dança,iniciada em 2022 junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo, nível Mestrado, e que conta com o financiamento daFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A referidainvestigação debruça-se sobre a discursividade acerca da educação mobilizada no campoda dança brasileiro, constante da série audiovisual Figuras da Dança, produzida pela SãoPaulo Companhia de Dança, a qual focaliza 40 personagens nucleares na história dessecampo artístico no País. Ao se valer da interlocução com o pensamento foucaultiano, oestudo toma a dança como prática posicionada nas relações de poder/governamentocorrentes. De modo a expandir o corpus empírico da investigação em curso, a presenteproposta pretende contemplar a série audiovisual produzida pela empresa Mares do Sul,e exibida pela emissora Rádio e Televisão de Portugal (RTP), intitulada Portugal queDança, a qual dispõe a trajetória de 17 personalidades portuguesas do campo da dança.Trata-se de um acervo análogo ao brasileiro, e, juntos, eles formam um arquivodocumental relevante acerca da história da dança nos dois países. Mais especificamente,aventa-se analisar o arquivo em tela, de modo comparativo, por meio da configuraçãodaquilo que, em ambos os contextos, os protagonistas evocaram no que concerne à suaação docente: as ideias que propuseram, os valores que pretenderam disseminar, em suma,seu legado educacional. Assim, essa etapa do estudo projeta a imersão em arquivos eestudos portugueses suplementares, bem como a participação em grupo de pesquisa daUniversidade do Porto. Tal imersão contribuirá para viabilizar uma mirada expandida dohorizonte investigativo em pauta: o encontro entre dança e educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)