Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do potencial reparacional de um hidrogel termossensível com liberação de rosuvastatina em defeitos críticos de calvária de ratos.

Processo: 23/16506-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Leonardo Perez Faverani
Beneficiário:Fábio José Tavares Filho
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrogéis   Regeneração óssea   Rosuvastatina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hidrogéis | regeneração óssea | rosuvastatina | Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Resumo

Diante de situações desafiadoras ao reparo ósseo, é de grande interesse que se tenha alternativas que possam otimizar esse processo complexo. Nesse sentido, o uso de um hidrogel termossensível como carreador de uma medicação como a rosuvastatina, que já demonstrou efeitos positivos no reparo ósseo, angiogênese, além de efeitos antiinflamatórios, torna-se de grande relevância. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito de um hidrogel termossensível de poli (N-vinilcaprolactama) como carreador de rosuvastatina, no reparo ósseo, em calvária de ratos wistar. Para tanto, será realizado inicialmente o desenvolvimento e a caracterização das propriedades físicas do higrogel, através da Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier, propriedades reológicas, grau de intumescência, degradação e análise da liberação de rosuvastatina. Em seguida, será realizado o experimento com modelo animal de defeito crítico em calvária de 24 ratos wistar. Os animais serão submetidos a cirurgia de confecção de defeito ósseo de tamanho crítico na calota craniana e em seguida, os defeitos serão preenchidos obedecendo a classificação dos seguintes grupos amostrais: Coágulo sanguíneo (BC), Hidrogel (PNVCL) e Hidrogel com Rosuvastatina (PNVCL + ROS). Decorridos os períodos de 7 e 28 dias pós-operatório, os animais serão submetidos à eutanásia para coleta das amostras e posteriores análises, que envolverá uma investigação tridimensional por microtomografia computadorizada (Micro-Ct) e análise histológica da área de osso neoformado, defeito linear residual e contagem de células inflamatórias. Todos os parâmetros quantitativos serão submetidos a teste estatístico considerando p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)