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ESCOLA ESTADUAL CORONEL PAULINO CARLOS EM SÃO CARLOS-SP: interpretação e representação do Patrimônio Cultural

Processo: 23/04743-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Simone Helena Tanoue Vizioli
Beneficiário:André Frota Contreras Faraco
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio cultural   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coronel Paulino Carlos | E | interpretação e representação | José van Humbeeck | patrimonio cultural | São Carlos | Patrimônio Cultural

Resumo

A pesquisa apresentada propõe uma interpretação da Escola Estadual Coronel Paulino Carlos em São Carlos-SP como Patrimônio Cultural, utilizando-se diversas linguagens de representação. A escola foi inaugurada em 1905 em edifício projetado por José van Humbeeck, e faz parte da implementação de um sistema de ensino básico público pelo governo paulista durante a 1ª República (1889-1930). O tombamento pelo CONDEPHAAT do conjunto de 126 escolas do qual a Escola faz parte está amparado apenas em valores cognitivos e formais (valores técnicos), não sendo considerados os valores afetivos, pragmáticos e éticos (valores sociais), que também são componentes do valor cultural. Por isso, o objetivo geral da pesquisa consiste em evidenciar, por meio de um estudo de caso a partir da Escola Estadual Coronel Paulino Carlos, a indissociabilidade da dimensão material e da dimensão imaterial para a interpretação de um bem como Patrimônio Cultural. Tem-se como hipótese que os valores que constam no processo de patrimonialização via tombamento da Escola não representam todos os seus valores, especialmente os atribuídos pelas pessoas envolvidas diretamente com o bem e que não são técnicos do patrimônio. A pesquisa consiste em um estudo de caso com estratégias combinadas, fazendo-se, no geral, qualitativa, uma vez que visa à explicação de um fenômeno social em um contexto complexo e contemporâneo - a E.E. Cel. Paulino Carlos como Patrimônio no tempo presente - e está estruturada em 4 momentos. No 1º momento, será desenvolvida uma revisão bibliográfica para estabelecimento da trajetória do campo do Patrimônio Cultural no Brasil. No 2º, serão construídos conhecimentos sobre a escola considerando os valores cognitivos e formais por meio de uma pesquisa histórica e pelo processo de Rilievo arquitetônico. No 3º, serão construídos conhecimentos sobre a escola considerando os valores cognitivos, formais, afetivos, pragmáticos e éticos por meio de uma pesquisa-ação. No 4º momento, serão construídas análises dos resultados. Com essas análises, espera-se a comprovação da hipótese, estabelecendo-se a materialidade arquitetônica como interface para experiências e vivências.

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