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Métodos para Análise e Mitigação de Ressonâncias em Sistemas de Distribuição com Alta Penetração de Recursos Energéticos Distribuídos

Processo: 23/13748-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Walmir de Freitas Filho
Beneficiário:Vinicius Braga Ferreira da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:digitalização de redes elétricas | grid-edge technologies | recursos energéticos distribuídos

Resumo

Sistemas de distribuição de energia elétrica estão passando por mudanças significativas, particularmente com a crescente penetração de recursos energéticos distribuídos (REDs), como geradores fotovoltaicos e eólicos, veículos elétricos, e sistemas de armazenamento de energia. Esses dispositivos usam tecnologias baseadas em eletrônica de potência, que podem apresentar características de resistência negativa em certas frequências. Portanto, esses REDs têm o potencial de diminuir o amortecimento de ressonância no sistema elétrico e, consequentemente, danificar equipamentos de circuitos e cargas de clientes. Isto pode criar perdas financeiras significativas para a concessionária de distribuição e para o cliente final. Como a alta penetração dos REDs nos sistemas de distribuição é uma tendência relativamente recente, ainda não está claro quais são as principais características e os cenários mais críticos destas ressonâncias. Além disso, não existem métodos bem estabelecidos para antecipar o risco destas ressonâncias problemáticas e mitigá-las. Neste contexto, o objetivo deste projeto é fornecer uma caracterização detalhada destas ressonâncias em sistemas de distribuição ricos em REDs e desenvolver métodos para prever o risco de ocorrência destas ressonâncias problemáticas e mitigar este risco, evitando danos dispendiosos. O foco principal está no desenvolvimento de métodos sistemáticos que possam acelerar o processo de tomada de decisão dos engenheiros em termos de quais ações devem ser tomadas para evitar ou eliminar ressonâncias, seja durante o planejamento ou operação do sistema. Os resultados deste projeto podem ser utilizados para reduzir os riscos e custos associados a perdas técnicas e danos a dispositivos, desconexão não planejada, redução da vida útil dos equipamentos, número de homens-hora necessários e para melhorar a regulamentação da integração de REDs.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, VINICIUS BRAGA FERREIRA; BITENCOURT, LEONARDO; DIAS, BRUNO HENRIQUES; SOARES, TIAGO; ANDRADE, JORGE VLEBERTON BESSA DE; BONATTO, BENEDITO DONIZETI. Life cycle assessment comparison of electric and internal combustion vehicles: A review on the main challenges and opportunities. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS, v. 208, p. 17-pg., . (23/13748-5, 21/11380-5)