Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de especificidade e sensibilidade de conjuntos de primers para detecção dos principais BSMs (Beer Spoilage Microrganisms) encontrados em cervejarias brasileiras.

Processo: 23/18046-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Regina Lucia Batista da Costa de Oliveira
Beneficiário:Maria Vitória Cavalheiro Berlofa
CNAE: Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:23/06731-9 - Desenvolvimento de um sistema de Point of Care Testing (PoCT) para a detecção e quantificação de microrganismos deteriorantes de cerveja em ambiente industrial, AP.PIPE
Assunto(s):Cerveja   Microbiologia de alimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bsm | cerveja | microrganismos deteriorantes | Microbiologia de Alimentos

Resumo

O bolsista será responsável pela execução de técnicas de biologia molecular a fim de realizar experimentos em laboratório relacionadas ao projeto/empresa. Tais atividades envolvem manter as culturas de microrganismos, a saber, aquelas que serãousados como controle negativo nos testes de amplificação quantitativa por LAMP (Loop-mediated isotermal AMPlification),comumente identificados ao longo da produção de cerveja, além de Pectinatus e Magasphaera, bem como as levedurasBrettanomyces spp., Zygosaccharomyces spp. e Saccharomyces cereviseae var. diastaticus e dos microrganismos pertencentes ao antigo gênero Lactobacillus (que foi recentemente desmembrado em 26 novos gêneros (Zheng et al, 2020).Além disso, o trabalho envolverá a extração do DNA obtido dessas culturas, além de quantificação e preparação das reaçõesde qLAMP, de maneira a testar a especificidade e sensibilidade de diferentes conjuntos de primers. Finalmente, o bolsista será responsável por preparar e analisar reações de PCR quantitativo em tempo real (qPCR), de maneira comparar aosresultados obtidos por reações de qLAMP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)