Busca avançada
Ano de início
Entree

Biossíntese e avaliação "in vitro' de posbiótico de Bifidobacterium breve em ração animal contra a Salmonella enterica subespécie enterica serovar Typhimurium.

Processo: 23/15594-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Pedro de Oliva Neto
Beneficiário:Maria Leticia Eusebio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Bifidobacterium breve   Ração   Salmonella
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bifidobacterium breve | Posbiótico | ração animal | Salmonella | Microbiologia

Resumo

A busca por uma melhor perspectiva de vida e bem-estar vem crescendo devido ao principal problema do século XXI, a depressão e ansiedade, no entanto, para que o mesmo seja alcançado é necessário um conjunto de hábitos e um dos mais importantes é a boa alimentação. Atualmente há uma alta procura pelos probióticos e prebióticos, sendo que o primeiro trata de bactérias benéficas ao trato intestinal e a saúde animal e humana, e o segundo são fibras que quando utilizadas aumentam o número de bactérias probióticas dentre outros benefícios já comprovados cientificamente. Além desses há uma nova categoria de estudo atual dos "bióticos" que são os posbióticos, os quais possuem funções modeladoras e inibem patógenos no trato-intestinal, como a Salmonella sp., e consistem dos metabólitos de bactérias láticas, obtidos do líquido sobrenadante após centrifugação das células provenientes de cultivos de bactérias probióticas, tais como as bactérias dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus. O propósito do projeto é produzir diferentes tipos de posbióticos de Bifidobacterium breve a partir de formulações do meio de cultivo MRS (De Man, Rogosa e Sharpe., 1960) e novas formulações, mais econômicas e mais aceitáveis do ponto de vista organoléptico, em relação ao tradicional meio MRS, a partir do cultivo de B. breve. Assim os posbióticos de B. breve serão selecionados quanto aos melhores crescimento, produção de ácidos orgânicos, e características organolépticas (sabor e aroma). Numa segunda etapa serão realizados testes de avaliação de inibição da bactéria patogênica Salmonella enterica subespécie enterica serovar Typhimurium ATCC 14028, a partir da Concentração Inibitória Mínima (CIM) do posbiótico (PB) de Bifidobacterium breve BB-03 Danisco (Madison, USA). Estes consistem de testes "in vitro" do cultivo da bactéria patogênica no meio Verde Brilhante (VB) na presença e ausência do posbiótico (PB) em diferentes proporções. A menor concentração de PB para inibição total do patógeno será usada para testes de formulação de uma ração animal funcional contendo o pósbiótico (PB) para a finalidade de possíveis testes futuros "in vivo" para comprovação de seus efeitos na microbiota intestinal e se possível evitar ou controlar determinadas doenças. Testes adicionais contendo o PB e ração serão realizados na presença de Salmonella Typhimurium a fim de comprovar a eficácia "in vitro" do PB formulado na ração.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)