Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação coletiva e resistências no contexto da pandemia de covid-19 em uma reserva extrativista da amazônia oriental

Processo: 23/13207-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Rodrigo Constante Martins
Beneficiário:Éberton da Costa Moreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ação coletiva   Resistência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação coletiva | Resistência | ribeirinhos | ruralidades e meio ambiente | Ruralidades e meio ambiente.

Resumo

Diante dos desafios e impactos impostos pela pandemia mundial de SARS-CoV-2, comunidades rurais adotaram diferentes estratégias visando sua resistência, muitas das quais envolveram ações coletivas, como o fechamento de acessos, medidas de distanciamento, etc. Na Amazônia, as cidades com pouca estrutura e as longas distâncias geográficas agravaram a situação das populações que vivem às margens dos extensos rios, incluindo àquelas residentes em Reservas Extrativistas (RESEX). Somados, os desafios sanitários da pandemia, o contexto político de desmonte das políticas ambientais, o incentivo a atividades como o garimpo ilegal e a ameaça de revisão das áreas das Unidades de Conservação no País formam um quadro geral de ameaças as comunidades moradoras das Reservas Extrativistas. Neste sentido, a pesquisa analisará se as ações coletivas que estiveram na gênese da RESEX Rio Iriri, em Altamira (PA), na Amazônia Oriental, se ajustaram para a resistência das comunidades no contexto da pandemia de COVID-19. O projeto integra a pesquisa "FORTE - FORest ciTizenship for disaster rEsilience: learning from COVID-19", financiada pela FAPESP (Brasil), Economic and Social Research Council (Reino Unido) e National Science Foundation (EUA). Trata-se de um estudo de caso qualitativo e o trabalho de campo será realizado na RESEX Rio Iriri. Serão utilizados dados primários e secundários, oriundos de entrevistas, da bibliografia, de documentos, de materiais jornalísticos, dentre outras fontes. Os dados serão analisados através da Análise Temática Reflexiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)