Intersubjetividade e Eticidade na Filosofia do Direito de Hegel.
Identidade e reconhecimento na Fenomenologia do Espírito de Hegel
Além do princípio de desempenho: uma análise da influência da dialética hegeliana ...
Processo: | 23/06708-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 2024 |
Data de Término da vigência: | 31 de janeiro de 2025 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Michela Bordignon |
Beneficiário: | Iuri Slavov |
Instituição Sede: | Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil |
Assunto(s): | Georg Wilhelm Friedrich Hegel Teoria do conhecimento |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | F | Georg W | Hegel | John McDowell | Primeiros escritos críticos de Jena (1801 - 1803) | terapia filosófica | Teoria do Conhecimento |
Resumo O presente projeto de pesquisa tem como seu objetivo geral apresentar a concepção terapêutica de filosofia de John McDowell, explicitando uma aporia fundamental e uma possível solução desta aporia através de um diálogo com a concepção crítica de filosofia dos primeiros escritos críticos de Hegel em Jena (1801 - 1803). Para isso, o projeto será dividido em duas partes. Na primeira parte da pesquisa, apresentaremos a concepção terapêutica de filosofia em John McDowell e mostraremos seu caráter aporético. Mais especificamente, rastrearemos a proveniência de tal concepção em textos de McDowell sobre Wittgenstein e, em seguida, mostraremos como essa mesma concepção aparece em Mente e Mundo (1994). Através da tese central de Mente e Mundo, a "indelimitação do conceitual", mostraremos uma incoerência interna à concepção de terapia mcdowelliana. Na segunda parte da pesquisa, analisaremos a concepção hegeliana de crítica filosófica, tendo em vista concluir que a proposta hegeliana apresenta uma solução para a aporia encontrada em McDowell e, assim, representa uma ideia de atividade filosófica mais promissora. Para isso, nos voltaremos: à concepção de crítica apresentada em Sobre a Essência da Crítica Filosófica em Geral (1802/03); à crítica das filosofias da reflexão no escrito da Diferença (1801); e, por fim, à crítica a aspectos da filosofia kantiana em Crença e Saber (1802/03). | |
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