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Interpretação e definição: modos de discurso sobre arte

Processo: 23/14985-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucianno Ferreira Gatti
Beneficiário:Vinicius Oliveira Sanfelice
Supervisor: Johann Michel
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:22/02447-1 - Interpretação e definição: modos de discurso sobre arte, BP.PD
Assunto(s):Artes   Imagem   Interpretação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte | Danto | figuração | imagem | interpretação | Ricoeur | Estética e filosofia da arte

Resumo

O objetivo deste projeto é desenvolver uma abordagem mista dos discursos sobre arte que integre aspectos de teorias contemporâneas sobre a interpretação de obras de arte. O projeto aborda uma teoria hermenêutica que enfatiza a função da interpretação na experiência da arte (Paul RicSur) e uma teoria essencialista que se concentra na definição da obra de arte (Arthur C. Danto). Ambas as teorias compartilham preocupações relacionadas ao significado da obra de arte a partir da expressão, estilo e retórica, e elas seriam modos de discurso sobre arte que utilizam estratégias diferentes para abordar temas comuns. Nesta etapa de pesquisa no exterior, será analisada a noção de interpretação a partir de um processo de figuração. As questões levantadas por este projeto dizem respeito à relação entre a hermenêutica e o domínio visual e da figuração. O objetivo é refletir sobre obras produzidas por meio de um processo de figuração que demanda teorias de interpretação abertas ao visual. Para atingir esse objetivo, será necessário retomar uma noção de obra de arte crítica em relação ao real e aprofundar as hipóteses a) e c) do projeto Fapesp nº 2022/02447-1, relacionadas respectivamente à teoria da metáfora e à dialética entre inovação e sedimentação. Nesta etapa do estágio no exterior, incluiremos a análise de obras de arte que se reapropriam da bandeira nacional e criticam o uso de símbolos nacionais pela extrema direita brasileira.

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