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A importância do letramento em dor musculoesquelética crônica: Design participativo de infográficos para a gestão adequada do paciente

Processo: 24/03485-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 19 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 14 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Melina Nevoeiro Haik Guilherme
Beneficiário:Thainá Padovani dos Santos
Supervisor: Alejandro Luque Suarez
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Málaga (UMA), Espanha  
Vinculado à bolsa:23/10852-6 - Critérios de identificação dos perfis pro- e anti-nociceptivos de pessoas com dor no ombro, BP.IC
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:health education | Health Management | Pain Neuroscience Education | Patient Participation | Fisioterapia musculoesquelética

Resumo

A dor musculoesquelética crônica é uma das principais causas de sofrimento e incapacidade. A educação em neurociência da dor é necessária para reconceituar a dor como menos ameaçadora e ajudar os indivíduos a compreender sua condição clínica. A literacia em saúde é uma grande aliada na autogestão da dor crônica, uma vez que permite a aquisição de conhecimentos, competências e autoconfiança para a tomada de decisões relativas à saúde e aos cuidados com a dor. O objetivo deste estudo é desenvolver um conjunto de infográficos que apoiem a compreensão da neurociência da dor crônica e do autogerenciamento de sintomas, e explorar as opiniões dos usuários sobre esses infográficos. Serão incluídos indivíduos com 18 anos ou mais de idade e que apresentem dor musculoesquelética aguda ou crônica. Uma estratégia de quatro etapas será utilizada para criar os infográficos: 1. criação de infográficos - informações visuais criadas com base em revisão de literatura, detalhes importantes sobre dor e discussões colaborativas; 2. processo avaliativo - avaliar o conhecimento e a compreensão sobre a dor crônica e sobre a informação (protótipo infográfico); 3. análise e reflexividade - fornecer temas e subtemas da entrevista; e 4. pesquisa - para avaliar a compreensão e aplicação dos indivíduos sobre as informações apresentadas nos infográficos. Ao longo das etapas, os grupos focais serão gravados em áudio e transcritos. Tais transcrições anonimizadas serão analisadas por meio de análise temática e auxiliadas por software especializado para que os dados sejam organizados. Por fim, serão utilizadas comparações múltiplas e contínuas para comparar e codificar dados entre entrevistas, utilizando uma abordagem indutiva, e essas categorias serão organizadas em um quadro que fornecerá temas e subtemas.

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