Busca avançada
Ano de início
Entree

Capoeira: dramaturgia cênica a partir da investigação de um treinamento de ator pautado na cultura afro-brasileira

Processo: 23/15741-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Grácia Maria Navarro
Beneficiário:Filipe Batista de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Capoeira   Atuação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capoeira | dispositivo psicofísico | dramaturgia cênica | treinamento de ator | Atuação

Resumo

O projeto visa criar, a partir do treinamento de capoeira, aliado à perspectiva de técnica corporal de ator, sistematizada por Luís Otávio Burnier (2009), um contexto de processo criativo, estruturado em uma dinâmica de treinamento, que busque investigar a corporeidade da capoeira e a poética da cena, em direção à concepção de uma dramaturgia cênica autoral. Como procedimentos metodológicos parte-se dos princípios de dilatação e ação física comentados por Burnier (2009) no livro "Arte de Ator"; e da sequência de treinamento de capoeira que o pesquisador tem trabalhado especialmente para este projeto, que será desdobrado a partir de um laboratório corporal, visando um "treinamento de ator". Ambos interseccionados por dispositivos psicofísicos retirados da capoeira, como: musicalidade, corporeidade, narratividade e jogo. Junto disso, serão realizadas pesquisas de campo a fim de aproximar o ator da vivência da capoeira, expandindo as percepções e co-habitando onde a capoeira tem sua força; Tudo somado a um estudo de bibliografias que visa potencializar os estudos práticos realizados. Como modo de registro, o pesquisador partirá de duas ferramentas: Um diário de pesquisa que visa registrar o processo, a partir de reflexões/insights pessoais; e vídeos, que será utilizado durante o período de treinamento de ator, a fim de selecionar e articular partes para a montagem da dramaturgia cênica. Ademais, é importante enfatizar que em processos artísticos partimos com procedimentos metodológicos iniciais, contudo compõem esse campo do conhecimento descobrir como fazer enquanto vai-se fazendo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)