A Capoeira Angola e os Sambas de Umbigada no processo de criacao em Danca Brasilei...
O corpo comico em jogo: um estudo acerca da improvisacao do palhaco.
Entre rodas de capoeira e círculos intelectuais: disputas pelo significado da capo...
Processo: | 23/15741-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 2024 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2024 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Grácia Maria Navarro |
Beneficiário: | Filipe Batista de Oliveira |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Capoeira Atuação |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | capoeira | dispositivo psicofísico | dramaturgia cênica | treinamento de ator | Atuação |
Resumo O projeto visa criar, a partir do treinamento de capoeira, aliado à perspectiva de técnica corporal de ator, sistematizada por Luís Otávio Burnier (2009), um contexto de processo criativo, estruturado em uma dinâmica de treinamento, que busque investigar a corporeidade da capoeira e a poética da cena, em direção à concepção de uma dramaturgia cênica autoral. Como procedimentos metodológicos parte-se dos princípios de dilatação e ação física comentados por Burnier (2009) no livro "Arte de Ator"; e da sequência de treinamento de capoeira que o pesquisador tem trabalhado especialmente para este projeto, que será desdobrado a partir de um laboratório corporal, visando um "treinamento de ator". Ambos interseccionados por dispositivos psicofísicos retirados da capoeira, como: musicalidade, corporeidade, narratividade e jogo. Junto disso, serão realizadas pesquisas de campo a fim de aproximar o ator da vivência da capoeira, expandindo as percepções e co-habitando onde a capoeira tem sua força; Tudo somado a um estudo de bibliografias que visa potencializar os estudos práticos realizados. Como modo de registro, o pesquisador partirá de duas ferramentas: Um diário de pesquisa que visa registrar o processo, a partir de reflexões/insights pessoais; e vídeos, que será utilizado durante o período de treinamento de ator, a fim de selecionar e articular partes para a montagem da dramaturgia cênica. Ademais, é importante enfatizar que em processos artísticos partimos com procedimentos metodológicos iniciais, contudo compõem esse campo do conhecimento descobrir como fazer enquanto vai-se fazendo. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |