Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização e atividade anticâncer in vitro de 1,3,4-Oxadiazóis derivados de semicarbazonas provenientes da vanilina.

Processo: 24/03554-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:José Clayston Melo Pereira
Beneficiário:Luiz Henrique Salmeron Sigoli
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Semicarbazonas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Semicarbazonas | Vanilina | 1 | 3 | 4-Oxadiazol | Oxadiazol

Resumo

O câncer é o nome geral de mais de 100 doenças que são encaradas como um problema de saúde pública em razão da sua magnitude social, epidemiológica e econômica. O câncer, além de apresentar pioras na saúde física do paciente, contribui para que o indivíduo se deteriore psicologicamente e socialmente em razão dos efeitos colaterais causados pela doença e por seus tratamentos, que na maioria dos casos possui fortes efeitos colaterais. Neste projeto, uma nova abordagem foi proposta para o tratamento do câncer, centrada na síntese, caracterização e estudo da atividade anticâncer in vitro de compostos de 1,3,4-Oxadiazóis derivados de semicarbazonas provenientes da vanilina. Esses compostos têm despertado interesse na comunidade científica devido à sua notável atividade anticâncer, e não só por isso, redução da lipofilicidade do composto, alta propriedade ADME (absorção, distribuição, metabolismo e excreção) e diversos fármacos já sintetizados contendo o anel oxadiazólico também entram como um forte atrativo para estudos científicos. Os 1,3,4-Oxadiazóis que serão sintetizados provém da ciclização de sua respectiva semicarbazona, que por sua vez será sintetizada pela adição da semicarbazida escolhida com a vanilina em ácido acético glacial. Já os testes sobre a atividade anticâncer dos compostos sintetizados em laboratório serão realizados nas linhagens celulares humanas A549 (carcinoma de pulmão), e na linhagem humana normal MRC5 (fibroblasto de pulmão).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)