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Como dar vida a um robô: programação sem complicação

Processo: 24/00583-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:José Alberto Cuminato
Beneficiário:Lélio Marcos Rangel Cunha
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Comunicação   Divulgação científica   Robótica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Divulgação Científica | Educação e Difusão | Robótica | Robótica

Resumo

Esta pesquisa jornalística será realizada como parte das ações de educação e difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sob a coordenação do pesquisador responsável José Alberto Cuminato. Sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. Desde que iniciou suas atividades em 2013, o Centro tem buscado difundir o conhecimento e promover avanços nos âmbitos pedagógico, tecnológico e social, procurando novos e melhores mecanismos de apoio ao ensino e à aprendizagem por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). A aplicação dessas tecnologias pode favorecer o desenvolvimento e a consolidação de ambientes de ensino e aprendizagem que ofereçam novas maneiras de pensar, aprender e ensinar conceitos de matemática, engenharia e computação, melhorando a qualidade da educação brasileira, e contribuindo para que mais crianças e jovens se sintam atraídos para carreiras nessas áreas. Por isso, entre os projetos de educação apoiados pelo CeMEAI estão cursos de extensão para estimular que estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico aprendam a construir robôs e programá-los. A fim de ampliar o alcance dos conteúdos educacionais ensinados nesses cursos, possibilitando que mais crianças e jovens tenham acesso a esse tipo de conhecimento, os bolsistas de Jornalismo Científico-1 deste projeto têm como objetivo produzir coleções de vídeos curtos para as redes sociais. Dada a escassez de materiais e a crescente demanda pelo aprendizado da robótica na educação básica, a produção de mais conteúdos de comunicação é urgente e pode contribuir para ampliar o interesse e a participação em competições científicas como a Olimpíada Brasileira de Robótica.

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