Busca avançada
Ano de início
Entree

Ambiências educacionais humanizadas e homeodinâmicas: o conforto ambiental em espaços escolares

Processo: 24/05046-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Claudio Lima Ferreira
Beneficiário:Nicole Prins
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/06644-9 - Ambiências educacionais humanizadas e homeodinâmicas e seus contributos a ensinagem na formação de nível superior, AP.R
Assunto(s):Ambiência   Escolas (arquitetura)   Arquitetura de interiores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiência | Ambientes e Produtos Homeodinâmicos | ambientes humanizados | Arquitetura Escolar | Neuroarquitetura | Neuroeducação | Arquitetura de Interiores

Resumo

Pesquisas indicam que, em situações de estresse, medo, fadiga, tristeza e ansiedade, o corpo trabalhapara manter o equilíbrio homeostático, e atributos da ambiência podem contribuir para a suarestauração. Neste sentido, é objetivo desta pesquisa medir e analisar o conforto ambiental lumínico,acústico e térmico de espaços de sala de aula - pré-determinados - da Faculdade de Engenharia Civil,Arquitetura e Urbanismo e do Instituto de Artes e verificar suas articulações com os conceitos deAmbiência e de Ambientes e Produtos Homeodinâmicos. Por meio de uma revisão sistemática daliteratura sobre o conceito de Ambientes e Produtos Homeodinâmicos, de levantamentoquanti-qualitativo - medição do conforto térmico, lumínico, acústico e qualidade do ar e da pesquisaexperimental - foco e atenção no ambiente - com uso do equipamento Eye Tracking - cujasarticulações fornecem artifícios para a compreensão da experiência arquitetônica no ambiente escolarna Universidade Estadual de Campinas. Como resultado, por meio de tabelas e gráficos seráapresentada uma leitura individual dos ambientes conforme o seu conforto térmico, lumínico eacústico. Para mais, é pretensão do estudo, contribuir com o desenvolvimento da pesquisa:Ambiências Educacionais Humanizadas e Homeodinâmicas e seus contributos a ensinagem naformação de nível superior, coordenada pelo Prof. Dr. Claudio Lima Ferreira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)