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Impactos de Professores Negros em Alunos Negros: Evidências do Brasil

Processo: 23/15016-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Pedro Lopes da Silva
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de impacto   Educação escolar básica   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Impacto | desigualdade racial | Educação Básica | pareamento racial | Economia da Educação

Resumo

No Brasil, apesar de políticas afirmativas, a desigualdade racial persiste. Estudos recentesrevelam um aumento nas disparidades educacionais entre grupos raciais. Além disso, alunosnegros tendem a escolher cursos de graduação menos valorizados. Este estudo investiga oimpacto de professores negros em estudantes negros em vários resultados, incluindo notasno SAEB, desempenho no ENEM, escolha de cursos de graduação, matrícula na faculdade,empregabilidade e renda. É analisado como esses efeitos variam com a série escolar, gênero,desempenho inicial e educação dos pais do aluno, além de serem explorados os mecanismospelos quais os efeitos de pareamento racial operam. Este é o primeiro estudo a examinaresses efeitos no Brasil, onde há um contexto racialmente complexo. Por meio deste estudo,buscamos destacar possíveis caminhos que os formuladores de políticas públicas poderiamutilizar para promover a equidade educacional e melhorar as oportunidades de mercado detrabalho para indivíduos negros no Brasil.

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