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Avaliação experimental de modelo para oil starvation em mancais hidrodinâmicos

Processo: 24/03002-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Gregory Bregion Daniel
Beneficiário:Marcus Vinícius Medeiros Oliveira
Supervisor: Patrick Sean Keogh
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Bath, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/08631-6 - Monitoramento em Tempo Real para Detecção e Identificação de Multifalhas em Sistemas Rotativos., BP.DR
Assunto(s):Mancais hidrodinâmicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fault Diagnosis | hydrodynamic bearing | oil starvation | Rotordynamics | Mancais hidrodinâmicos

Resumo

Máquinas rotativas exigem uma compreensão precisa de sua dinâmica para garantir um projeto seguro e de alto desempenho. Além do estudo de projeto, podem ocorrer falhas durante a operação que afetam a dinâmica do sistema, portanto, compreender os efeitos das falhas em tais sistemas é essencial para a detecção precoce e para reduzir os custos de manutenção. Neste contexto, o monitoramento de padrões de vibração e modelos numéricos são úteis para aprender e identificar assinaturas de falhas. Falhas associadas a mancais hidrodinâmicos são uma das causas mais comuns de paradas em máquinas rotativas. No entanto, uma falha crucial causada por fornecimento insuficiente de óleo, conhecida como oil starvation, ainda não foi reproduzida fielmente através de simulações e o padrão de vibração desta falha não é bem relatado na literatura. Portanto, este projeto tem como objetivo validar um modelo para prever o comportamento do mancal em oil starvation e caracterizar experimentalmente a vibração de um eixo suportado por um mancal nesta condição. Um modelo desenvolvido na pesquisa do candidato será utilizado para representar a injeção de óleo em diferentes vazões, outros modelos podem ser estudados e/ou desenvolvidos para melhorar a representatividade da simulação. Medições de vibração serão realizadas em uma bancada de testes para validar as simulações e analisar a assinatura da falha através de análise espectral.

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