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Desenvolvimento positivo de atletas masters: Proposta teórica e empírica para avaliação de uma perspectiva emergente

Processo: 23/11856-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Evandro Morais Peixoto
Beneficiário:Maynara Priscila Pereira da Silva
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Psicologia do esporte   Psicometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Psicologia do Esporte | Psicometria | Viés de Teste | Psicologia do Esporte/Sport Psychology

Resumo

O esporte é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e há tempo tem sido considerado um recurso importante para a juventude, ao estimular características que podem ser mantidas ao longo da vida. No entanto, como essas características se mantém durante a fase adulta e como novas características são aprendidas tem recebido pouco foco. O esporte master tem sido uma temática emergente em discussão por pesquisadores, que começaram a levantar discussões acerca da importância da prática de esportes em pessoas com idade superior a 35 anos, a partir de pesquisas qualitativas, para compreender benefícios dessa prática e os motivos pelos quais os atletas se envolvem e se mantem na atividade. Haja vista que o esporte master tem demonstrado ter uma relevância social, além de estar crescendo em diferentes países, inclusive no Brasil. Contudo, por ser uma temática emergente, ainda não há algo fundamentado que permita a avaliação do desenvolvimento nessa faixa etária. É necessário propor novos estudos empíricos e de caráter instrumental, para contribuir com profissionais da área das ciências do esporte, acerca de uma avaliação mais adequada, como também possibilitar o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para manutenção e engajamento da prática esportiva. O objetivo é propor um modelo teórico até então aplicado somente em jovens (5C's - competência, confiança, conexão, cuidado e caráter) e operacionalizar ferramentas capazes de conseguir mensurar o modelo em atletas masters. Para isso, o projeto será dividido em três estudos, a saber: (1) investigar as características do modelo para se adequar a realidade dos atletas masters, por meio de uma entrevista com os atletas; (2) construção de instrumentos psicológicos, com avaliação de juízes para o conteúdo dos itens e desejabilidade social; e (3) estimar as propriedades psicométricas e estabelecer normas de correção dos escores.

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