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Gêneros orais em atividades para os anos iniciais: uma análise das propostas realizadas pelas formadoras da rede municipal de Itatiba

Processo: 24/03224-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 16 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 15 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Luzia Bueno
Beneficiário:Luzia Bueno
Pesquisador Anfitrião: Roxane Marie Gagnon
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Haute École Pédagogique Vaud, Suíça  
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:didática do oral | Gêneros orais | interacionismo sociodiscursivo | materiais didáticas | Ensino de Língua Materna

Resumo

Este projeto de estágio de pesquisa no exterior, com duração de três meses, tem como objetivo investigar o ensino de gêneros orais propostos para a rede municipal de Itatiba (SP) em materiais didáticos produzidos pelas formadoras em dois cursos de extensão. O estágio contará com a supervisão de uma expert em pesquisas sobre o ensino de gêneros orais para os anos iniciais da educação básica na Suíça, a professora Roxane Gagnon, da Haute École Pégagogique de Lausanne (Suíça), que trabalha a partir de um quadro teórico bastante similar ao que temos mobilizado no Brasil, desde meados da década de 90, para o ensino de gêneros textuais. Esse quadro teórico-metodológico é o do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), ao qual recorremos e articulamos às discussões de pesquisadores brasileiros sobre oralidade para realizarmos as análises e proposições de sequências e itinerários didáticos. Além da divulgação em periódicos, os nossos resultados também serão depois compartilhados com a equipe de formadores da rede municipal de Itatiba de modo a contribuir com as revisões e aprimoramentos dos materiais já feitos bem como servir de orientação para nossos futuros trabalhos, tanto com essa rede quanto com outros cursos de formação que viermos a oferecer a partir do Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino (Labor) e do Laboratório de Letramento Acadêmico da Universidade São Francisco. Desse modo, esperamos, com esta pesquisa, contribuir para o fortalecimento de uma didática do oral.

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