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Formação continuada docente: interfaces entre os significados de políticas públicas de formação em serviço e o sentido pessoal para professores/as.

Processo: 23/13410-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Tamyris Proença Bonilha Garnica
Beneficiário:Brenda Franco
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Humanização   Sentido pessoal   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação docente continuada | formação em serviço | Humanização | Políticas de formação continuada | Sentido pessoal | Formação docente

Resumo

Historicamente, a luta em torno da formação continuada de docentes em serviço tem sido árdua, marcada por descontinuidades e resistência frente às pressões do sistema capitalista-neoliberal, cuja racionalidade se fundamenta na individualização, competitividade, meritocracia e ênfase em resultados que atendam aos interesses do mercado. A formação continuada é um processo, que ocorre de forma permanente e constante, inter-relacionada à formação inicial, e deve intentar a articulação com a produção de conhecimentos científicos, pedagógicos, éticos e políticos necessários ao desenvolvimento humano, ao exercício da autonomia e à atividade docente. Partindo dessas premissas, a pesquisa ora proposta visa analisar as ações de formação continuada docente realizadas em serviço na rede municipal de Sorocaba (SP) e suas interfaces com a atividade docente, tendo em vistas os significados e sentidos, a partir delas, engendrados. Por meio de entrevistas e formulários envolvendo gestores educacionais, escolares e docentes atuantes no ensino fundamental I, os dados serão produzidos e analisados à luz da revisão bibliográfica sobre o tema e da análise de conteúdo, com categorização temática, do tipo aberta. Espera-se que os resultados da pesquisa permitam identificar as abordagens teórico-metodológicas dessas formações e seus efeitos nos processos de subjetivações docente, de modo a contribuir para o desenvolvimento de ações e programas de formação continuada em serviço que correspondam às necessidades dos professores/as, pautadas no fortalecimento do coletivo e que possam promover, efetivamente, o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e profissional.

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