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A Religiosidade do Erótico: A Salomé de Oscar Wilde e O Renascimento do Harlem

Processo: 24/01760-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Laura Patricia Zuntini de Izarra
Beneficiário:Ana Carolina Vilalta Caetano
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Drama   Transgressão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:drama | estudos irlandeses | literatura americana | Oscar Wilde | Renascimento do Harlem | Transgressão | Estudos Irlandeses

Resumo

Levando em consideração a presença de ideias e temas proto-modernistas na obra do autor irlandês Oscar Wilde proposta por Petra Dierkes-Thrun (2011) e as convergências entre a obra irlandesa e afro-americana durante os períodos chamados Renascimentos (Mishkin, 1998), este projeto de mestrado pretende investigar a influência da tragédia Salomé (1891) na arte do Renascimento do Harlem a partir da evidenciação de suas inclinações modernistas. Através da análise de individualidade, erotismo e sexualidade na peça, almeja-se demonstrar que as temáticas transgressivas ecoam diretamente na produção artística dos harlemitas dos anos 1920, que viam Wilde e a personagem Salomé como fontes de inspiração (Poueymirou, 2011). Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de uma visão crítica - temática, formal e socio-histórica - aprofundada da obra Salomé e de obras posteriores criadas durante o Renascimento do Harlem que a homenageiam ou referenciam. Para isso, a peça será articulada com o curto texto narrativo "Smoke, Lilies and Jade" (1926) de Richard Bruce Nugent e com o poema "For Salome" (1927) de Langston Hughes. A fundamentação teórica, portanto, pode ser dividida em quatro eixos: literatura e história (Neginsky, 2013; Roller, 2003; Evangelista, 2009), teatro irlandês do período fin de siècle (Galery, 2015; Mutran, 2015; Maier, 2006; Szondi, 2001), noções sobre transgressão (Bataille, 1962; Foucault, 1977; Kristeva, 1982) e arte produzida durante o Renascimento do Harlem (Poueymirou, 2011; Mishkin, 1998; McBreen, 1998).

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