Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinema de found footage feito por mulheres: escritas da história e da memória

Processo: 24/03386-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cecilia Antakly de Mello
Beneficiário:Clara Bastos Marcondes Machado
Supervisor: Teresa Faucon
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França  
Vinculado à bolsa:21/11177-5 - Cinema de found footage feito por mulheres: escritas da história e da memória, BP.DR
Assunto(s):Arquivo   Gênero   História das mulheres   Mulheres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquivo | found footage | Gênero | história das mulheres | mulheres | Ressignificação | História, Teoria e Crítica

Resumo

Nossa pesquisa explora os vínculos entre a prática de found footage e a possibilidade de uma poética feminista, examinando as dinâmicas de inclusão e exclusão, preservação e destruição nos arquivos. Por um lado, nos interessa explorar quais imagens de mulheres estão presentes nos arquivos e na memória audiovisual, e onde elas podem ser encontradas. Por outro lado, analisamos filmes found footage feitos por mulheres para entender como as imagens que compõem esses arquivos podem ser reutilizadas no presente e reinterpretadas a partir de uma perspectiva feminista. Nossa hipótese é que os filmes de found footage feministas podem contribuir para uma revisão da história que coloque em primeiro plano a vida e a subjetividade das mulheres. Nossa análise se concentra nos seguintes filmes: History Lessons (Barbara Hammer, 2000), Un'ora sola ti vorrei (Alina Marazzi, 2002), The Future is Behind You (Abigail Child, 2004), De cuerpo presente (Marcela Fernandez Violante, 1998) e Cuatreros (Albertina Carri, 2016). O estágio na França visa três objetivos: (1) aprofundar a compreensão do debate sobre o arquivo e o arquivo audiovisual por meio da participação em grupos de estudos, eventos acadêmicos, e do acesso a uma bibliografia especializada; (2) frequentar mostras e festivais de cinema que permitam ter acesso a produções não veiculadas no Brasil, com o objetivo de ampliar nosso campo de referência e enriquecer nossa pesquisa; (3) discutir o projeto de pesquisa com a professora Térésa Faucon, uma referência mundial em montagem e teoria do cinema e do audiovisual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)