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Concepções de Nísia Floresta sobre educação: contribuições para o estudo do pensamento social brasileiro do século XIX

Processo: 23/16893-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Alexandro Henrique Paixão
Beneficiário:Renata Souza de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação feminina no século XIX | Nísia Floresta | Opúsculo Humanitário | Sociologia e História da Educação e da Cultura

Resumo

Nísia Floresta (1810, Brasil-1885, França) foi uma educadora e escritora de grande destaque na defesa da educação de meninas no século XIX. Em um período no qual as mulheres brasileiras viviam reclusas à vida privada e submetidas às autoridades patriarcais, a autora se destaca por sua erudição, por sua vivência com o pensamento social vigente na Europa e por publicar, tanto em livros como em artigos de jornais, suas concepções progressistas e republicanas sobre a educação feminina. Para Floresta, o progresso da sociedade brasileira dependia da educação das mulheres e de seus papéis sociais, que refletiria na educação de todos. Neste sentido, a obra "Opúsculo Humanitário" (1853), selecionada para análise no presente projeto, concentra suas concepções em defesa desta educação e na qual intenciona convencer seus leitores de sua importância, lançando mão de sua erudição e publicação em diferentes formatos: livro e jornal. Diante do exposto, o objetivo principal do projeto é analisar as concepções contidas na obra escolhida sobre a educação dos brasileiros, especialmente das meninas e mulheres, levando em conta os papéis femininos de mãe educadora, trabalhadoras e professoras; os objetivos secundários são: avaliar como essas concepções influenciaram o pensamento reformador social brasileiro do século XIX; discutir e propor interpretações sobre seus possíveis leitores. O projeto e a publicação de seus resultados se justificam por colocar em evidência os trabalhos sobre educação de Nísia Floresta, na contramão dos apagamentos de obras femininas brasileiras, e abrir caminho para outros trabalhos sobre mulheres na literatura, na educação e na conquista de posições intelectuais e científicas.

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