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Florestan fernandes e o pensamento sociológico e educacional brasileiro

Processo: 24/02377-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 12 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 26 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Débora Mazza
Beneficiário:Débora Mazza
Pesquisador Anfitrião: Monica Raisa Schpun
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Assunto(s):Educação   Políticas públicas   Redes acadêmicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Florestan Fernandes | Politicas Públicas | Redes acadêmicas | Sociologia | Sociologia da Cultura e da Educação

Resumo

O plano de pesquisa tem por objetivo solicitar Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)- FAPESP, para realizar licença sabática, no período de agosto/2024 a fevereiro/2025, na EHESS, no CRBC, Mondes Américains. Há cerca de três décadas venho trabalhando com o pensamento socioeducacional brasileiro e, desde 2020, conto com apoio de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq para o desenvolvimento de investigação sobre Florestan Fernandes (1920- 1995), visando dialogar com a fortuna crítica sobre o autor, estudar seu trabalho e suas obras e mapear as posições por ele ocupadas nos campos da Sociologia e da Educação, na condição de acadêmico, intelectual, articulista e parlamentar. No momento, trabalho com os 150 arquivos sonoros que compreendem a totalidade das participações de Florestan como deputado federal nos mandatos de 1987-1991; 1991-1995, objetivando analisá-los a partir do contexto político-parlamentar da época e identificar o conjunto de posições e oposições entre grupos em luta pela hegemonia na condução do Estado através das políticas públicas sócio-educacionais. Os resultados esperados visam estender as redes de colaboração acadêmicas, submeter os achados à apreciação de outros centros de pesquisa, instituições acadêmicas e pesquisadores, ampliar os debates sobre os limites e as possibilidades da Sociologia e da Educação intervirem construtivamente na ordem democrática, expor aspectos da realidade brasileira que podem apontar similitudes ou singularidades com outros contextos nacionais e buscar parceiros internacionais de produção.

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