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Educação gerontológica para compreensão do envelhecimento humano e atenuação do idadismo com ênfase na aparência e autoestima da mulher para estudantes do ensino fundamental II da EMEF Arquiteto Luis Saia participantes do projeto Meninas na Ciência

Processo: 23/14107-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luís Paulo de Carvalho Piassi
Beneficiário:Carolina Viana dos Santos
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Autoestima   Envelhecimento   Mulheres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoestima | Educação | Envelhecimento | idadismo | Mulher | Educação para o envelhecimento

Resumo

Sendo uma vertente do projeto Banca da Ciência, o projeto Meninas na Ciência visa propagar conhecimentos acerca das diversas áreas do conhecimento científico para meninas que se encontram no ensino fundamental II, evidenciando mulheres, principalmente cientistas, que geraram ou ainda geram influência em determinadas áreas.Posto isso, o presente projeto encontra suas bases a partir da necessidade de promoção da inclusão feminina nas diversas áreas do conhecimento que, durante muito tempo, estiveram sob domínio masculino. Além disso, o estudo baseia-se, também, no crescente envelhecimento populacional, que demanda novas necessidades e ações que visem apromoção de um envelhecimento saudável e garanta qualidade de vida para a população. Ao mesmo tempo em que a sociedade envelhece, é possível perceber o aumento do chamado idadismo, ou preconceito com base na idade, evento que atinge de forma significativa a parcela feminina da população, especialmente as mulheres idosas por conta decaracterísticas físicas ligadas à aparência. A gerontologia surge como uma alternativa para atenuação das problemáticas que surgem a partir do envelhecimento populacional, como exemplo o idadismo, que pode ser atenuado a partir de iniciativas como a educação gerontológica, que pode ser iniciada junto à educação formal. Oprojeto tem como um de seus objetivos a desmistificação de estereótipos e preconceitos pertinentes ao envelhecimento, principalmente ao que se refere à mulher, além de promover a intergeracionalidade e maior autoestima neste processo. Para isso, serão realizados encontros com explanações, rodas de conversa e realização deexperimentos com as participantes do "Meninas na Ciência". Assim, espera-se que exista engajamento das alunas pela temática, além de aquisição de conhecimento na área do envelhecimento e suas ramificações.

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