Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e pandemia: um estudo sobre o desenvolvimento da autonomia e de estratégias de aprendizagem

Processo: 24/00379-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Rosa Yokota
Beneficiário:Vitórya Christina Figueroa de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Autonomia   Estratégias de ensino-aprendizagem   Língua estrangeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia | Espanhol | Estratégias de aprendizagem | língua estrangeira | Aprendizagem de Língua Espanhola

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o processo de aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE), durante e após a pandemia de COVID-19, no intuito de entender as estratégias de aprendizagem desenvolvidas por umgrupo de estudantes de um curso de licenciatura em Letras - Espanhol e o desenvolvimento de sua autonomia. O enfoque teórico que norteia este estudo engloba o conceito de estratégias de aprendizagem (Oxford, 1990) e de autonomiados aprendizes (Paiva, 2019). Esta investigação se configura como uma pesquisa de base qualitativa, que terá como corpus relatos de 5 a 10 participantes. Como instrumento de coleta de dados, serão feitas entrevistas, que serão analisadas de forma descritiva. Espera-se, com esta pesquisa, refletir sobre o lugar das estratégias de aprendizagem no desenvolvimento da autonomia dos estudantes de ELE e as especificidades geradas por contextos diferentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)