Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de subpopulações celulares em infecções recidivantes por hipnozoítos em pacientes com malária vivax (HIPNOPRINT)

Processo: 24/07765-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fabio Trindade Maranhão Costa
Beneficiário:Pedro Augusto Carvalho Costa
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/18611-7 - Desenvolvimento de novas ferramentas para busca e validação de alvos moleculares para terapia contra Plasmodium vivax, AP.TEM
Assunto(s):Malária vivax
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:hipnozoítos | malaria vivax | medula | Pbmc | Caracterização de resposta imune

Resumo

A malária é uma doença por protozoários do gênero Plasmodium, que tem maior impacto nas nações tropicais e subtropicais domundo, sendo que o P. falciparum e P. vivax responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade e morbidade no mundo. No Brasil amalária ainda é considerada um grande problema de saúde pública e o P. vivax é considerado o principal agente causador, com90% de incidência. A malária vivax é de difícil controle e tratamento em virtude do rápido aparecimento das formas sexuais(transmissão para os vetores) e, sobretudo, da existência dos hipnozoítos que podem permanecer em estado latente e indetectáveldurante meses a anos no fígado. Os hipnozoítos podem ser ativados (recaídas), iniciando uma nova infeção no sangue, esubsequente transmissão do parasita. Todo esse processo ocorre sem a necessidade de uma nova picada de mosquitos infectados,portanto podendo acontecer até mesmo fora da área endêmica. Assim, a identificação de indivíduos carreadores de hipnozoítas énecessária para um controle eficaz, bem como a eliminação da malária vivax. A ausência de estudos que caracterizem as recaídasrepresenta uma importante lacuna de conhecimento e um obstáculo no controle e eliminação da doença. Assim, devido à falta deinformações básicas sobre a biologia do hipnozoíto e de sua interação com o hospedeiro, propomos caracterizar a resposta imunedo hospedeiro frente as formas dormentes da malária vivax oriundos de áreas endêmicas, sobretudo da região de Manaus. Ainda,pouco se sabe a respeito da relação de nichos hematopoiéticos (e.g. medula óssea - MO) com a resposta imune do hospedeiro eseu potencial funcionamento como reservatório parasitário e, consequentemente, sua relação com a ativação (direta ou indireta)de formas hipnóticas. Desse modo, serão caracterizadas subpolulações que possam primar a resposta imune do hospedeiro. Osachados deste estudo poderão contribuir para a identificação de biomarcadores preditivos dos episódios de recaídas, bem comoentendimento mais detalhado do papel MO em infecções pelo P. vivax em indivíduos com ou sem recaídas. Desse modo, apadronização do painel é de suma importância para realização do projeto. Assim, este trabalho visa caracterizar subpopulaçõescelulares e seus biomarcadores, e consequentemente, direcionar estratégias para o controle recaídas e identificação de indivíduosde elevado risco de ativação de hipnozoítas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)