Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência dos estilos de aprendizagem dos monitores das unidades curriculares do ciclo clínico da graduação de um curso de medicina

Processo: 24/09398-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues da Cunha
Beneficiário:Ana Carolina Zuccarelli Mina
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Prefeitura Municipal de Jundiaí. Jundiaí , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Graduação   Monitores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo clínico | Educação Médica | estilo de aprendizagem | graduação | monitores | Perfil dos alunos | Educação Médica

Resumo

Introdução: O conhecimento acerca do próprio estilo de aprendizagem é essencial para uma retenção de conhecimento satisfatória. A utilização de métodos de estudo que não se adequem às características e preferências do indivíduo geram desmotivação e frustração, demandando mais tempo para absorver o conteúdo e provocando perda do interesse pelo tema. Desse modo, a descoberta da técnica de estudo ideal é crucial para a otimização do processamento de informações, busca ativa por conhecimento impulsionado pela curiosidade e, consequentemente, melhor formação acadêmica. Por conseguinte, reconhecer os estilos de aprendizagem dos monitores das unidades curriculares da graduação médica mostra-se relevante, haja visto a importância da missão que recebem durante o programa institucional de auxiliar os alunos no entendimento dos conteúdos. Objetivo: Identificar os diferentes estilos de aprendizagem dos monitores do ciclo clínico da Faculdade de Medicina de Jundiaí, de modo a facilitar seu estudo e aprimorar a educação dos monitorados. Método: Nessa pesquisa serão avaliados os estilos de aprendizado de alunos do 3º ao 6º ano que foram monitores em algum período das unidades curriculares que compõe o ciclo clínico do curso de medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Para isto, será utilizado o aplicativo EdA (Estilos de aprendizagem 1.0), que conta com 44 perguntas do questionário conhecido como Index of Learning Styles (ILS) de Felder-Soloman para verificação dos índices de estilos de aprendizagem. Desta maneira, será avaliado o perfil desses monitores nas seguintes categorias: percepção (sensorial/intuitivo, avalia como o indivíduo responde ao ambiente de ensino), entrada (visual/verbal, avalia como a informação é recebida), processamento (ativo/reflexivo, avalia como a informação é processada) e compreensão (sequencial/global, avalia como o indivíduo entende a informação). Os dados obtidos serão submetidos a uma análise estatística não paramétrica para verificar o tipo de perfil predominante entre os monitores de disciplinas do ciclo clínico da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Com essas informações, haverá subsídios para que a graduação médica possa traçar novos planos de capacitação e aprimoramento aos monitores ao longo do curso, pois isto refletirá no ensino e aprendizado dos seus alunos assessorados durante as aulas das unidades curriculares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)