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Aprendizagem baseada em problemas no currículo por competência dialógica: visão dos professores do curso de enfermagem

Processo: 17/23083-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Mara Quaglio Chirelli
Beneficiário:Flávia Allegretti Alvares
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Educação baseada em competências   Aprendizagem baseada em problemas   Educação em enfermagem   Docentes de enfermagem   Currículos e programas

Resumo

As transformações no contexto das políticas de saúde e educação mobilizam mudanças no âmbito da graduação em enfermagem. Aponta-se para necessidade de reorientação da formação, revendo conteúdos curriculares, incluindo os pedagógicos. Considerando os movimentos de implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma faculdade do interior paulista, questiona-se como os professores compreendem o processo ensino-aprendizagem, uma vez que sua aplicação pode ocorrer de diferentes formas. O objetivo deste estudo será analisar o processo ensino-aprendizagem na Unidade Educacional Sistematizada (UES) na perspectiva dos professores do curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino superior (IES), que dispõe de dois cursos em regime integral, medicina e enfermagem. O estudo, de natureza qualitativa, terá amostra intencional, com 35 professores ligados ao curso, das UES1 e UES 2 no ano de 2017. Após parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e consentimentos dos participantes, será realizada entrevista semi-estruturada, que será audiogravada. O referencial metodológico será a Análise de Conteúdo na modalidade Temática, com processamento dos dados por meio do software WebQDA (Qualitative Data Analysis). As etapas de análise incluem inserção dos dados do texto das entrevistas, seguido de codificação e uso de ferramentas de buscas e feedback a partir dos questionamentos iniciais dos pesquisadores. (AU)