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Mulheres da CUFA: o uso dos meios de comunicação para a disseminação de pautas femininas

Processo: 24/00358-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Maria Cristina Gobbi
Beneficiário:Gabrielle Rocha Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Feminismo   Jornalismo   Jornalismo comunitário   Mulheres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Cufa | Feminismo | Jornalismo | Jornalismo Comunitário | mulheres | Jornalismo

Resumo

Este estudo objetiva analisar as "postagens mistas" presentes na rede social Instagram (também chamada de plataforma) do setor "Mulheres da CUFA", da organização brasileira "Central Única das Favelas" (CUFA), de forma a descobrir quais os temas pautados e como são escolhidos no interno da organização "Mulheres da CUFA". A CUFA é uma Organização não Governamental, reconhecida no meio nacional e internacional por suas causas políticas, sociais, esportivas e culturais. O recorte da análise será campanhas, projetos, reportagens que tratam de temas femininos e desenvolvidos por mulheres, em matérias próprias e/ou repercutidas pela imprensa de massa. Os materiais são disponibilizados através de vídeos, fotos, podcast, entrevistas, eventos, textos (postagens mistas) etc. Assim, o projeto de IC pretende compreender os processos comunicativos internamente utilizados, sistematizar e analisar quais são os temas pautados, buscando reconhecer - a partir das "vozes femininas" -, quais são os mais representativos das moradoras da favela e de que maneira conseguem entrar em consenso para pontuar quais pautas serão levantadas, a fim de visibilizar essas vozes e suas necessidades. Para atender o escopo central da IC utilizaremos a pesquisa Bibliográfica, combinada com a Análise de Conteúdo e técnicas de entrevista. Os resultados podem esclarecer os temas prioritários e como entram em consenso para a escolha destes, de forma que ganhem espaço maior nas mídias da organização. Igualmente, as entrevistas poderão possibilitar o conhecimento sobre as formas de produção e como utilizam as ferramentas comunicativas para definir e expor os temas, ampliando sua abrangência.

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