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Características de Intervenções Antibullying Desenvolvidas com Professores: Revisão Integrativa

Processo: 24/08805-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Wanderlei Abadio de Oliveira
Beneficiário:Helena Hornburg Nicioli
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Intervenção   Prevenção   Violência escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | Estudo de revisão | intervenção | prevenção | Saúde do escolar | Violência escolar | Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

A presença e atuação dos adultos nas escolas desempenham um papel crucial na prevenção e inibição de comportamentos de bullying entre os estudantes. Professores, particularmente, têm a responsabilidade não apenas de transmitir conhecimento acadêmico, mas também de criar ambientes escolares seguros e inclusivos. Ao estabelecerem relações positivas com os estudantes, esses profissionais podem cultivar um senso de pertencimento e respeito mútuo, fundamentais para desencorajar práticas agressivas. Além disso, a supervisão atenta nos espaços escolares, tanto físicos quanto virtuais, permite a identificação precoce de sinais de bullying, possibilitando intervenções mais eficazes. Nesse sentido, esse estudo objetiva identificar e caracterizar intervenções antibullying desenvolvidas por professores. Trata-se de uma proposta de revisão da literatura do tipo integrativa que prevê o seguimento das seguintes etapas: 1) selecionar um conceito/ tema de interesse; 2) determinação de objetivos e questões norteadores; 3) realização de buscas; 4) organização e avaliação de dados; 5) análise e síntese de resultados; 6) resumo, integração e formulação de conclusões sobre os resultados; e 7) divulgação da revisão. Serão consultadas cinco bases de dados (Web of Science, PsycINFO, PubMed, Scopus e SciELO). Os resultados identificados nas buscas serão exportados e selecionados na plataforma Rayyan. A qualidade metodológica dos estudos incluídos será avaliada em conjunto com o pesquisador responsável pela proposta por meio de ferramentas desenvolvidas pelo National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI) para essa finalidade e dependerão do tipo de investigação de cada artigo selecionado (estudos transversais, longitudinais etc.). Os resultados serão analisados de forma descritiva para integrar e formular conclusões em sínteses narrativas. Pressupõe-se que serão encontrados poucos estudos com foco em intervenções desenvolvidas por professores e que, em geral, as intervenções serão baseadas em princípios psicoeducativos sobre o fenômeno. As evidências sintetizadas nesse estudo poderão ser utilizadas para subsidiar outras propostas de pesquisas e intervenção junto aos professores considerando o seu papel central no contexto escolar para resolução de conflitos entre estudantes e para promoção de uma cultura de não violência nas escolas.

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