Busca avançada
Ano de início
Entree

Matemática na medida certa: produzindo narrativas digitais para desconstruir mitos e atrair novos talentos

Processo: 24/00503-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Ali Tahzibi
Beneficiário:João Pedro Peres de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/06463-3 - Aspectos probabilísticos e algébricos de sistemas dinâmicos suaves, AP.TEM
Assunto(s):Entropia   Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Entropia | Teoria de Informação | Educação matematica

Resumo

Esta pesquisa jornalística será realizada como parte das ações do projeto temático Aspectos probabilísticos e algébricos de sistemas dinâmicos suaves, sob a coordenação da pesquisador responsável Ali Tahzibi. Desde o início de 2023, o pesquisador tem desenvolvido diversas atividades voltadas ao público não especializado para explicar conceitos matemáticos relacionados aos tópicos pesquisados no projeto temático, no contexto de um projeto de extensão intitulado Matemática na medida certa: ensino, pesquisa e extensão em prol da comunicação pública da ciência. Foram realizadas ações em escolas públicas de São Carlos, além de cinco encontros gratuitos e abertos à população no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023. Nessas atividades, por meio de jogos e brincadeiras, o público foi instigado a compreender conceitos ligados a Teoria de Medidas, Teoria de Nós, Teoria de Grafos e Otimização, por exemplo. Um importante aprendizado desta jornada é a constatação de que há um maior engajamento do público mais jovem nesses jogos e brincadeiras, em especial de estudantes que estão no ensino fundamental II. Por isso, os bolsistas de Jornalismo Científico-1 que vão atuar nesta proposta terão como objetivo impactar os jovens que estão no ensino fundamental II e que consomem muitos vídeos por meio das redes sociais. A proposta é explicar conceitos matemáticos por meio de curtas narrativas digitais, usando uma linguagem atraente e acessível. Outra meta dessas produções jornalísticas é desconstruir a visão negativa que costuma ser associada à matemática, ainda considerada de difícil compreensão, e restrita aos mais talentosos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)