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Rastreamento das ilhas de calor por meio de dados satelitais e atribuição de emissões em escala intraurbana: estudo de aplicação na Grande ABC replicável para todo o estado de São Paulo

Processo: 24/07151-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de setembro de 2024
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Marcel Fantin
Beneficiário:Rossana Alcântara Santos
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10076-6 - Urbverde: políticas públicas para qualificação territorial orientada à adaptação climática e redução das desigualdades, AP.PP
Assunto(s):Computação em nuvem   Geotecnologias   Ilhas de calor   Aprendizado computacional   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação em Nuvem | Desigualdades territoriais | geotecnologias | Ilhas de Calor | machine learning | Mudanças Climáticas | Geotecnologias

Resumo

Este Plano de Atividades está vinculado ao projeto "URBVERDE: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA QUALIFICAÇÃO TERRITORIAL ORIENTADA À ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES" e corresponde à bolsa TT3 - assim identificada nos demais documentos do projeto. Este trabalho busca suprir as lacunas existentes na identificação e monitoramento da formação de ilhas de calor urbano e evolução das emissões locais de gases de efeito estufa. Por meio da concepção de uma metodologia baseada na exploração de dados satelitais de temperatura de superfície via geoprocessamento em nuvem, objetiva-se rastrear as áreas urbanas com maior propensão à retenção de calor e estimar os efeitos da formação de ilhas de calor urbano na saúde da população, como um fator de risco cuja responsabilidade é atribuída às políticas de planejamento urbano e habitacional municipais, em particular serão feitas analises consolidadas por vias para propor um planejamento integrado da mobilidade sustentável no município. Além disso, será estabelecida uma correspondência entre as estimativas municipais de emissões de gases de efeito estufa e a cobertura e uso do solo em escala intraurbana, associada a dados sociodemográficos por setores censitários. Dados de densidade construtiva e elevação obtidos por meio da tecnologia Lidar serão utilizados tanto para a atribuição de emissões nessa escala quanto para a caracterização de Zonas Climáticas Locais (LCZs). Uma vez validada a relevância dos resultados para a região do Grande ABC, a metodologia estabelecida poderá ser replicada com o mesmo conjunto de dados para outras regiões de São Paulo, permitindo uma compreensão mais precisa dos fatores que contribuem para o aumento global das temperaturas urbanas frente à quantificação das emissões locais de gases de efeito estufa. Espera-se que essas descobertas possam embasar a tomada de decisões baseada em evidências e estimular a implementação de estratégias eficazes de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, tanto na região do Grande ABC inicialmente, quanto para todo o estado de São Paulo.

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