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Variáveis de proteção para burnout parental: uma investigação quali-quantitativa.

Processo: 23/17461-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Julia Dallasta Pedroso
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Parentalidade   Prevenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Burnout parental | Parentalidade | prevenção | relação conjugal | Relação coparental | Comportamento social e processos cognitivos

Resumo

O burnout parental é uma condição de esgotamento físico, mental e emocional que pode afetar pais e mães, devido ao estresse elevado crônico relacionado às responsabilidades parentais. As causas exatas do burnout parental ainda não são totalmente compreendidas, mas fatores como baixas habilidades socioemocionais, baixo suporte social e conflitos na relação coparental parecem estar relacionados ao desenvolvimento desse quadro. Intervenções psicoterapêuticas têm mostrado potencial para reduzir os sintomas do quadro, e possivelmente programas que promovem e fortalecem habilidades parentais e coparentais podem agir como um fator de proteção para a saúde mental dos pais. No presente projeto, o objetivo é obter evidências sobre a relação entre habilidades interpessoais parentais, coparentais e conjugais e sintomas de burnout parental, bem como os efeitos a longo prazo de um programa para o fortalecimento da relação coparental como forma de reduzir o desenvolvimento de sintomas de burnout parental. Para isso, serão recrutados 10 casais que já participaram de um programa de intervenção e 10 casais que não participaram, que responderão instrumentos para avaliar o uso de habilidades sociais parentais educativas, habilidades coparentais e habilidades sociais conjugais, além de responder perguntas de uma breve entrevista semiestruturada. Os dados provenientes dessa coleta serão analisados por meio de análises estatísticas (para verificar diferenças entre os escores para os dois grupos de casais, bem como a relação entre o uso de habilidades sociais parentais educativas, coparentais e conjugais com sintomas de burnout parental) e de conteúdo, respectivamente.

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