Busca avançada
Ano de início
Entree

A São Paulo de Carlos Reichenbach: imagens da cidade em Filme Demência (1987)

Processo: 24/05995-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Artur Simões Rozestraten
Beneficiário:Giulia Montone
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carlos Reichenbach | imagem da cidade | Imaginários Urbanos | Representação da arquitetura | São Paulo | Representações da Arquitetura e do Urbanismo

Resumo

A pesquisa propõe estudar os imaginários da cidade de São Paulo a partir da obra do cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012), por meio da análise de Filme Demência (1987). Conquistas técnicas como a imprensa, a fotografia, o fonógrafo e o rádio evidenciaram as limitações da representação do espaço por meio de desenhos e fotografias, inaptos a transmitir características espaciais e temporais próprias à experiência arquitetônica (ZEVI, 1996). A inserção desta pesquisa na linha de Representações da Arquitetura e do Urbanismo se dá pela necessidade de investigar outros recursos de representação da arquitetura e dos espaços urbanos (para além daqueles pragmáticos, consolidados e integrados à sua produção), como é o caso do cinema/audiovisual. Discutir as imagens que Carlos Reichenbach propõe para São Paulo constitui uma tentativa de reconstruir parte da memória coletiva paulistana e de compreender os diversos estratos temporais que compõem esses imaginários urbanos. A busca por imagens da capital no cinema de Reichenbach pressupõe atravessar toda a sua obra, uma vez que o diretor é conhecido pelo protagonismo que confere às cidades em seus filmes. Para tanto, a pesquisa se valerá de uma abordagem indicial e de uma metodologia experimental, partindo do título indicado, mas considerando incursões nas demais produções do diretor, em busca de associações de imagens em seus filmes. A coleta e estudo de imagens da arquitetura e de espaços urbanos no cinema se faz necessária pela popularidade desse meio de representação, tornando-o fundamental para a difusão da cultura arquitetônica e da construção de imaginários urbanos coletivos, justificando a pertinência do trabalho para o campo da Arquitetura e do Urbanismo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)