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O Problema da Ordem em Kant: da ordem natural à ordem racional

Processo: 24/01199-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Monique Hulshof
Beneficiário:Giovanni Sarto
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Immanuel Kant   Ordem   Sistemas   Teleologia   Filosofia moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Kant | ordem | Sistema | teleologia | Totalidade | Filosofia Moderna

Resumo

O conceito de ordem costumava ser inseparável da representação de um ordenador, a que a inteligência humana recorre imediatamente. Todavia, como se deve compreendê-lo no contexto da filosofia crítica de Kant, posto que o filósofo tratou de romper com a solidariedade originária que fundava a relação entre Deus e a ordem do mundo no Único Fundamento? Não é como, porém, se uma discrepância entre os textos só fosse verificável entre as obras pré-críticas e críticas. A nossa hipótese é que esse conceito está em questão no interior da filosofia crítica de Kant, motivo pelo qual é necessário referir-se a ele como a um problema, o qual, por sua vez, deve ser interpretado como o indutor de deslocamentos conceituais relevantes para o destino da obra. Para prová-lo, partiremos do Único Fundamento e mostraremos como, na sequência, a ordem natural será tematizada, em consonância com os resultados do Ideal da Razão Pura, no Apêndice à Dialética Transcendental. Contudo, dificuldades inerentes à própria formulação do problema da ordem nesse texto levam o filósofo a reavaliá-lo na Crítica da Faculdade de Julgar, na qual o tema do sistema teleológico da natureza passa ao primeiro plano e inaugura a possibilidade de o homem ser o agente da instauração de uma ordem racional.

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